Como começar a montar o enxoval do seu bebê! Primeiro enxoval.

Estou a muito tempo para fazer uma pequena consultoria com esse tema.

Olhei muito na internet e temos sempre uma coisa muito vaga, listas e mais listas, mas nada que explique certinho o que precisa exatamente para o novo membro da família.

Quando eu estava grávida, me assustei com as listas ENORMESSSSS que tinham disponível no mercado, e resolvi montar a minha e para minha surpresa ficou maior….kkkk. Mas também coloquei tudo! Mesmo o que eu não queria ou não precisava comprar.

É muita coisa sim, mas aqui coloquei todas as coisas que você pode precisar. O importante é fazer um filtro, e ver qual a sua real necessidade e qual o seu bolso para isso.

Assim consegui começar a ver qual caminho eu iria seguir. Pois é engraçado, sempre trabalhei com enxoval para bebês, mas quando você está grávida e tem que organizar tudo em “apenas 5 meses”, você percebe que são muitas coisas para resolver em um curto espaço de tempo.

Porque “5 meses”??? Bom vamos lá: Você descobriu que está grávida, você já está com praticamente 8 semanas (eu descobri no primeiro dia de atrasado, com 6 semanas), mas porque sou super regulada e assim que me atrasou já sabia o que era. Para você saber o sexo do bebê, para fazer tudo de maneira direcionada, você tem que ter a sorte de com 4 meses ele mostrar se é menino ou menina! Se você tiver essa sorte você só tem 5 meses para resolver praticamente tudo!!! Eu tiro pelo menos 1 mês dessa conta, pois com 8 meses já não temos o mesmo pique de sair para compras, ou cabeça boa para lembrar de tudo para resolver.

Então temos 4 meses para organizar tudo, vou colocar uma ordem que fiz para que eu me organizasse:

1º Descobrir o sexo do bebê

2º Ver o seu espaço para tentar dar uma de arquiteta (no meu caso não contratei), para começar a procurar os móveis e a parte de decoração.

3º Definir um tema (para não sair comprando tudo que acha bonitinho e quando você vai ver comprou coisa de mais e não em nem onde colocar, gastando muito dinheiro com coisas desnecessárias)

4º Começar a comprar as primeiras peças de roupinhas e enxoval para não comprar qualquer coisa que acha na frente. Ter tempo para procurar coisas de qualidade e que realmente você gostou, é ótimo, pois você começa a entender o que é bom, e o que é porcaria. (sério, tem muita coisa ruim e muita coisa que não serve).

5º Ver o hospital que você vai ter o seu bebê, geralmente você faz umas visitas em alguns, mas eu fui pelo o que minha médica mais gostava, então não precisei fazer esse tour.

6º Definir qual loja que você mais gostou, qual atendimento que te passou essa credibilidade, qual marca você mais se identificou, parece besteira mas a gente se torna tão sensível nessa parte, que aonde você se sente acolhida e segura é aonde você volta. Peça opinião de amigas, que compraram e amaram tal produto, você não vai se sentir tão perdida em meio a tanta oferta.

7º Lembrando, sempre com uma listinha na mão, isso direciona a gente. Vão ter milhares de ofertas, milhares de coisas lindas no meio do caminho, e isso é tentador!

Vou colocar aqui as listas que montei (na D´Bella for Baby que é a minha grande parceira e o melhor enxoval que existe), coloquei tudo, então sempre vejam o que vai se adequar a sua necessidade.

A rotina da casa e estação do ano, são alguns dos critérios para definir a quantidade e o tamanho das peças do enxoval. O sexo do bebê também deve ser avaliado. Há entanto uma regra válida para todas as famílias: não exagere nas compras.

A roupa do bebê muda a cada 3 meses. Cada família exige uma quantidade diferente. Há casa em que a frequência de lavar e passar as roupas do bebê permite que se  obtenha uma quantidade menor dos itens necessários. Outras se seguirem a risca a lista, precisarão voltar as compras por falta de roupas secas e limpas.

A troca do bebê acompanha o período da mamada, ou seja a cada 3 horas. Portanto, o pequeno precisa ter entre 3 a 6 trocas de roupas diárias. A quantidade é apenas uma sugestão. É relativo. Menino por exemplo usa menos tamanho RN em relação a menina. O enxoval precisa ser planejado de acordo com o crescimento e a época do ano.

Primeiro vamos com uma tabela de como montar o primeiro enxoval do bebê.

Para ajudar sempre lembre nas peças de enxoval: 1 usando + 1 lavando + 1 reserva.

Isso ajuda a não ficar sem e não comprar demais. Depois que o bebê nascer você verá qual a sua real necessidade para cada produto. Eu por exemplo usei muito mais que 3 toalhas, pois minha filha era mestre em fazer xixi depois do banho!

A escolha de um bom enxoval é um investimento! São peças que você não vai perder, por pelo menos 2 anos. Agora na roupa é importante ter cautela, pois se perde muito rápido.

Outra dica que dou é: tenha RN! Pelo menos os que você vai usar na maternidade! É muito feio o bebê com roupas enormes, praticamente não vê o bebê, só para não perder a roupa. Mas fique esperta com as marcas, pois tem marcas que tem o RN menor que o Prematuro da D´Bella for Baby (ai não vai usar mesmo, como tanto dizem)

1 - Lista de Enxoval de Bebê - Lista do bebê

Coloquei até o tamanho M, pois até o 2 mês do bebê a gente não consegue sair de casa. E sair para comprar é praticamente impossível e desgastante. Então seu bebê não pode ficar sem roupa né?

O que levar para a maternidade:

Lista de Enxoval de Bebê - Mala Maternidade como montar

 

O que a Mamãe deve levar para a maternidade:

Lista de Enxoval de Bebê - Mala maternidade da mamãe

Agora vou colocar mais uma lista de coisas que o bebê pode precisar.

Uma lista para decoração do quarto:

Lista de Enxoval de Bebê - quarto e decoração

Para o banho e troca de fraldas, que também serve como uma lista para o chá de fraldas, ou chá de bebê:

Lista de Enxoval de Bebê - Banho e Trocas

Para amamentação. Eu não consegui amamentar (era o meu sonho) por isso coloquei nesta lista as mamadeiras e chupetas que usei. E usei muito!!! Mas se você ter a benção de amamentar o seu filho, você pode ver isso mais tarde. Como falei acima, coloquei tudo que se pode usar, mas você que vai escolher o que vai comprar ou não!

Lista de Enxoval de Bebê - Lista amamentação

Lista de Passeio:

Lista de Enxoval de Bebê - Passeio

E agora vou colocar umas tabelinhas que ajudam a saber o tamanho de cada roupa (tabela das roupas da D´Bella for Baby), pois infelizmente não temos um padrão no Brasil, e muitas vezes você comprou uma peça G achando que seu bebê estava enorme e na verdade a modelagem da marca é que é pequena para ganhar no preço. A DBella for Baby tem uma modelagem perfeita e sempre muito estudada.

Coloquei a medida do berço, pois no mercado existem lençóis que não servem, e para você não cair nesta armadilha, sempre confira o tamanho do lençol para não jogar o seu dinheiro no lixo.

Lista de Enxoval de Bebê - Tabela de Medidas

E por último uma dica de como usar a roupa conforme cada temperatura.

Lista de Enxoval de Bebê - como vestir o bebê

Espero ter ajudado!

Se tiverem mais idéias é sempre bom compartilharmos com outras mães!

No próximo post, vou escrever os lugares que você pode ir para fazer o seu enxoval! (fora do Brasil, Feiras de bebê e Gestante, lojas, sites e outros)

Abraços

Ju!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: